Atelier debate novas estratégias de diagnóstico e prevenção do VIH em Cabo Verde

O CCS-SIDA, realizou no dia 28 de outubro de 2025, na Sala de Reuniões do Ministério da Saúde, o Atelier de Parceiros e Atores sobre as Novas Estratégias de Diagnóstico (Auto-teste VIH) e de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), no âmbito da subvenção GC7/CPV-Z-CCSSIDA do Fundo Global.

O encontro reuniu parceiros técnicos, estratégicos, organizações comunitárias e profissionais de saúde para avaliar o progresso da implementação das novas abordagens de diagnóstico e prevenção do VIH em Cabo Verde, que incluem a introdução do auto-teste e da PrEP, com foco nas populações-chave e vulneráveis.

As novas estratégias começaram a ser implementadas em 2024, com a aquisição dos primeiros insumos, e prosseguiram em 2025 com a realização de ações de capacitação nos pólos de Santiago e São Vicente, que envolveram um total de 122 profissionais de saúde de todo o país. Os Centros de Saúde da Praia e as ONGs Morabi e Verdefam já dispõem de autotestes, enquanto a PrEP está a ser disponibilizada nas ilhas de São Vicente, Sal, Santiago e Boa Vista.

Durante o atelier, foram apresentados os avanços e desafios na execução das novas estratégias, incluindo a baixa adesão das populações-alvo, e discutidas as lições aprendidas e recomendações para reforçar o acesso, a sensibilização e o envolvimento comunitário.

O evento conduzido pela Secretária Executiva do CCS-Sida, Dra. Celina Ferreira, contou com apresentações da Dra. Marta Freire (PNLDTS), das representantes do Fundo Global/LFA, Dras. Hortense e Golda, e com o encerramento conduzido pelo Secretariado Executivo da Comissão de Coordenação Multissetorial, Doutor António de Jesus, que sublinhou a importância de continuar a fortalecer as respostas nacionais ao VIH com base em evidências e inovação.