Equipa da Build Health International em Cabo Verde para reforçar gestão e manutenção das fábricas de oxigénio medicinal

Na sequência da implementação do projeto de instalação de fábricas de produção de oxigénio medicinal nos dois hospitais centrais do país — Hospital Agostinho Neto, na Praia, e Hospital Batista de Sousa, em São Vicente — financiado pelo Fundo Global, encontra-se em Cabo Verde uma equipa da empresa consultora Build Health International (BHI).

A missão, composta por quatro especialistas, decorrerá de 3 a 18 de setembro de 2025, com o objetivo de reforçar as competências nacionais na gestão, operação e manutenção das fábricas de oxigénio medicinal, assegurando a sua utilização segura, eficiente e sustentável.

O programa de capacitação contempla:

  • Formação em manutenção dirigida ao pessoal técnico biomédico;
  • Formação em gestão destinada a quadros superiores do setor da saúde;
  • Avaliação pós-entrega no Hospital Agostinho Neto, visando monitorizar o funcionamento das unidades instaladas.

Nesta terça-feira, a equipa da BHI foi recebida em audiência pelo Ministro da Saúde e Presidente da Comissão de Coordenação Multissetorial do País (CCM), que tomou conhecimento da agenda de trabalhos e sublinhou a importância da missão para garantir a sustentabilidade do investimento realizado. Com esta ação, o Ministério da Saúde e o Fundo Global reforçam o compromisso de assegurar que as fábricas de oxigénio medicinal no país respondam de forma contínua e eficiente às necessidades do sistema nacional de saúde.