Equipa do Fundo Global em Cabo Verde para avaliar projetos de saúde

Uma missão dos Agentes Locais do Fundo Global (LFA) está em Cabo Verde para acompanhar a execução de projetos financiados pela organização internacional na área da saúde.

A equipa, composta por Tuho Zanga Moise e Diakite Amidou, tem como foco a implementação da subvenção C19RM, destinada ao reforço da resposta nacional à pandemia e ao fortalecimento do sistema de saúde.

No âmbito desta missão, realizou-se um encontro de trabalho com responsáveis do Ministério da Saúde, que contou com a participação do Secretário Executivo da Comissão de Coordenação Multissetorial (CCM) e representantes do CCS-Sida, Direção Nacional da Saúde (DNS), Gabinete de Assuntos Farmacêuticos (GAF) e Direção-Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG).

Durante a visita, os representantes do Fundo Global vão observar a instalação das centrais de oxigénio nos Hospitais Batista de Sousa, em São Vicente, e Agostinho Neto, na Praia, estruturas consideradas estratégicas para a melhoria da capacidade de resposta hospitalar.

Outro ponto da agenda será a análise do processo de quantificação de produtos de saúde para 2026, etapa essencial para garantir o aprovisionamento contínuo de medicamentos e equipamentos.